sábado, 5 de julho de 2014

Minha conversa com a Dona Glacy

*** Este texto foi escrito, e deve ser lido, ao som de Toquinho ***
http://www.vagalume.com.br/toquinho/aquarela-original.html


As últimas 48 horas vinham sendo difíceis, não há como negar. Bolão da Copa nas páginas policiais... Depoimento na delegacia... Lucas acordando no meio da noite... Reuniões com advogados... Conversas com a Andréa... Conversas com o meu pai... Neymar fora da Copa...

Com tudo isso na cabeça, estava difícil pegar no sono. A Andréa, também cansada com tudo isso, felizmente conseguiu dormir. O Lucas, dessa vez, pegou no sono, provavelmente mais relaxado. Mas eu, nada! Virava para um lado, virava para o outro, virava de volta, e nada. Não sabia mais o que fazer. Por um lado estava cansado e, sinceramente, de saco cheio. Por outro, não conseguia pegar no sono de jeito nenhum.  

Tive então uma ideia. Será que o amigo Miguel Oliveira me emprestaria a mãe dele, para uma conversa, quase terapia? Porque desde pequeno eu aprendi que nas dificuldades é saudável ouvir as pessoas mais experientes. E quem melhor do que a Dona Glacy para conversar comigo sobre os acontecimentos das últimas 72 horas? Para quem não sabe, a Dona Glacy tem 89 anos e é a terceira colocada no Bolão da Copa do Mundo. Muitos se surpreendem com o resultado, mas o Dani matou a charada de forma inequívoca: “Pedrinho, entre todos os participantes, ela é a única que acompanhou todas as Copas do Mundo realizadas até hoje. Assim fica difícil competir”.

Não poderia ligar para a Dona Glacy no meio da noite. Então resolvi fechar os olhos e conversar com ela à distância.

EU: “Oi Dona Glacy, aqui é o Pedrinho, organizador do Bolão. Não consigo pegar no sono”.

DONA GLACY: “Oi Pedrinho. Não se preocupe, vou contar uma estorinha para você dormir”.  

DONA GLACY: “Eu acompanhei todas as Copas do Mundo até hoje. Em 1930, no Uruguai, tanto eu quanto a Copa do Mundo éramos imaturos, bem pequenos. Não era fácil acompanhar os resultados. Tivemos que ficar um tempo sem Copa para resolver uns problemas entre os países na década de 40. E na hora de voltar, a Copa foi na nossa casa. O ano era 1950. Eu tinha 20 e poucos anos, e queria muito ver o meu país campeão. Os jogos foram passando e começamos a acreditar que ganharíamos o título. Até que na final aconteceu aquilo que todos vocês já sabem”.

EU: “Foi realmente muito triste perder aquela Copa em casa”?

DONA GLACY: “Olha Pedrinho, triste foi. E muito. Mas uma das coisas que a gente aprende com o passar dos tempos é aprender com as coisas ruins que acontecem em nossas vidas. Sem aquela derrota em 1950, o Brasil jamais estaria pronto para se tornar a maior potência do futebol mundial. A Copa de 1950 foi um mal necessário para chegarmos onde chegamos”.

DONA GLACY: “O tempo foi passando, e tanto eu quanto a Copa do Mundo fomos amadurecendo. Passamos por Copas do Mundo na época da ditadura, nas épocas em que não podíamos sequer votar, nas épocas da inflação, nas épocas das desigualdades sociais recordistas no mundo, nas épocas de crescimento econômico, nas épocas da corrupção. E cada Copa do Mundo foi nos ensinando uma coisa nova. Aliás, o tempo nos ensina tanta coisa Pedrinho, que não tens nem ideia”.

EU: “E agora a Copa do Mundo voltou pra casa, né Dona Glacy”?

DONA GLACY: “Isso mesmo Pedrinho. Só que dessa vez a Copa está sendo um pouco diferente. Aqui no nosso país, acompanhar os jogos do Brasil em família sempre foi uma rotina durante as Copas do Mundo. Mas desta vez, com essa maluquice desse bolão, nós estamos acompanhando os 64 jogos em família. Essa convivência em família é tudo que eu poderia desejar nesse momento da minha vida. Aliás, sabias que o meu filho, todo metido a entendedor de futebol está na posição 338”?

EU: “O Miguel? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”.

DONA GLACY: “Mas não vem rir muito. Pior tu, que está na posição 409”.

EU: “Pô Dona Glacy, corneta para cima de mim nessa hora”?

DONA GLACY: “Meu filho, não existe hora certa para uma corneta; uma boa risada é bem vinda em qualquer momento”.

EU: “Então o Bolão é uma coisa boa, e não um caso de polícia”?

DONA GLACY: “Ora Pedrinho. Ao longo desses anos, eu convivi com resquícios de escravidão, tortura, queimas de arquivo, censura, chacinas, sequestros, assassinatos, corrupção generalizada. Eu sei bem o que é crime. O único crime que o Bolão comete é quando um time empata aos 46 do segundo tempo e isso me tira uns pontinhos no Bolão. Isso sim deveria ser proibido”.

EU: “Mas disseram que o Bolão estava sendo investigado no jornal e na TV. Eu fiquei morrendo de vergonha”.

DONA GLACY: “Meu filho, vou lhe ensinar uma coisa sobre vergonha. A vergonha é um sentimento dos mais nobres que existe. Só não tem vergonha quem não tem caráter. Essa gente que resolveu inventar que estavam investigando o Bolão provavelmente não conseguiu se inscrever a tempo. Até porque tu sabes, né Pedrinho, quem é incompetente é incompetente e pronto. Ter ficado de fora da brincadeira deve ter doído. Imagina só: toda a cidade só fala no tal Bolão. Aliás, ouvi falar que são mais de 50 cidades no Bolão. Até os órgãos de imprensa famosos, aqueles onde os medíocres jamais trabalharão, estão cobrindo o Bolão. Pedrinho, com o perdão da palavra, um ditado que nunca saiu de moda é A INVEJA É UMA MERDA”.

EU: “kkkkkkkkkkkkk, Dona Glacy, assim tu me faz rir de novo. Mas tu não achas muita falta de sensibilidade se publicar algo de forma tão irresponsável”?

DONA GLACY: “Pedrinho, já notei que tu tens um problema muito comum nos jovens da tua idade. Tu fica esperando das pessoas o que elas não são capazes de fazer. As pessoas têm ou não têm sensibilidade. Elas têm ou não têm competência. Isso não é algo que se possa comprar na farmácia. Algumas pessoas jamais entenderão o que é comemorar um gol da Argélia como se fosse a coisa mais importante do mundo. Meu filho, dessa gente eu só consigo ter pena, nunca raiva. Imagina que inferno que deve ser uma vida sem alegria”.

EU: “Mas dá vontade de responder”.

DONA GLACY: “Pedrinho, vou te dizer mais: responder com o silêncio às vezes é algo muito mais nobre do que descer ao nível dos medíocres. A resposta com o silêncio é a segunda mais dolorosa que existe para os medíocres. A primeira, até um jovem da tua idade já aprendeu: responder com mais alegria”.

EU: “Não entendi. Acho que vais ter que desenhar”.

DONA GLACY: “Ora Pedrinho. O objetivo dos medíocres é atrapalhar, incomodar. A pior resposta possível para eles é notar que apesar de seus esforços medíocres, o show vai continuar, cada vez mais forte. Não existe resposta melhor do que essa”.

EU: “Mas tenho que confessar que fico com vontade de chorar com isso tudo”.

DONA GLACY: “Olha Pedrinho, então chore. Aliás, a capacidade de chorar é mais uma coisa que separa os homens dos medíocres. Te garanto que eles não vão chorar pela cagada que fizeram. Não são capazes. Chore o máximo que puderes. Porque quem chora de tristeza pode chorar também de alegria. E poucas coisas no mundo são melhores do que chorar de alegria”.

EU: “Pô Dona Glacy, eu sabia que essa conversa seria boa. Deixa eu aproveitar para te perguntar mais uma coisa: e agora, o que faremos sem o Neymar”.

DONA GLACY: “Ora meu filho, vamos seguir em frente. Tu não entendeu nada do que eu te falei até agora? Eu não te disse que algumas coisas, supostamente ruins, na verdade são preparações para as coisas realmente boas? Eu não te falei na importância da família? Eu não te falei sobre crescer nas dificuldades”?

EU: “Falou sim”.

DONA GLACY: “Então pega tudo isso e simplesmente muda o assunto de BOLÃO para NEYMAR. Perdemos o Pelé na Copa de 1962 e cutucamos o Garrincha. Perdemos o capitão em 2002 na véspera, e olha o que aconteceu. Se é a nossa vez, será a nossa vez com ou sem Neymar. Se não é a nossa vez, não seria com Neymar e não será sem Neymar.

EU: “Muito obrigado Dona Glacy. Agora eu vou dormir. Estou muito mais relaxado”.

DONA GLACY: “Vai lá meu filho. Eu ainda tenho que decidir se aposto contra ou a favor dos argentinos amanhã”. 

47 comentários:

  1. Sempre genial! Pelo visto o Ky ta ajudando a levar tudo numa boa. hahahahahah!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto meu Amigo!
    Foi de arrepiar!
    Forte abraço!
    Maciel

    ResponderExcluir
  3. EMOCIONANTE, eu sou chorona, então já viram o que aconteceu quando lí isto. Vou aproveitar e dar meu depoimento também.Pedrinho, sei que é difícil, mas essas pessoas que falam mal do bolão, além de invejosas e maldosas, realmente não sabem quem tu és, um pesquisador do teu nível só pode fazer o bolão por muito amor ao futebol e á família, por que outro motivo irias buscar tanta incomodação? Porque digo à família? Porque realmente o bolão esta sendo a melhor coisa da Copa. Nunca me imaginei torcendo desesperadamente pela Argentina e de repente, no mesmo jogo pela Suíça, só para citar um exemplo. Estamos TODOS em casa curtindo cada jogo da copa, tem telão, festa junina para acompanhar, churrasco, ou simplesmente pipoca. Mas para cada dia de jogo, sempre que possível, inventamos algo, família e amigos, para estarmos juntos. O maior prêmio já ganhei com este bolão, curtir mais meus filhos, ter mais um momento para conversarmos, discutirmos, dar boas risadas, etc. Tudo isto deve ter te abalado muito, abalado o sono de tua família, mas tens uma família linda e que te apoia. Eu tenho um ditado me espanhol que vem ao encontro da fala anterior: "No hay mal que por bien no venga", com tudo isto, teu bolão que já estava famoso, tornou-se ainda mais famoso e os invejosos e incompetentes que não entraram que esperem a próxima copa, talves com mais 4 anos de preparação consigam fazer a inscrição, hehehe.
    Sobre vergonha, não tens nada a temer nem que ter vergonha, muito pelo contrário, a tua honestidade foi colocada à prova e foi comprovada, isto é motivo de orgulho. Vergonha deveriam ter (mas não vão ter porque pessoas de mal caráter não sabem o que isso significa) as pessoas que denunciaram. Muitas vezes somos colocados à prova, e isto só nos faz crescer cada vez mais. Não desista nunca, teu brilho é maior que tudo isto.

    ResponderExcluir
  4. Camarada! Pelo visto este cara por quem ti apaixonaste na cadeia despertou o poeta que existe em ti. Ele abriu o caminho para sair este texto de sabedoria??????

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eduardo! Te preocupa com as tuas informações de cultura inútil 24!

      Excluir
  6. Mais uma arbitragem desastrosa na Copa do Mundo, a do senhor Carlos Velasco Carballo da Espanha... até quando teremos arbitragens desastrosas e criminosas na Copa do Mundo, até quando??

    ResponderExcluir
  7. O que nós precisamos no Brasil é de mais bolões, além de mais educação, saúde, segurança, arte e um pouquinho de cachaça, que não faz mal a ninguém e melhora o humor

    ResponderExcluir
  8. o Jânio Quadros esqueceu de federalizar os bolões, além das loterias da Caixa

    ResponderExcluir
  9. o Jânio Quadros esqueceu de federalizar os bolões, assim como federalizadas foram as loterias de números (dezenas e unidades), a loteca e a federal... faltaram os bolões, os cassinos e o jogo do bicho

    ResponderExcluir
  10. Brasileiros a favor da jogatina, uni-vos sob a égide da legalidade cristã

    ResponderExcluir
  11. Daqui a 1h39 o monstro sagrado do futebol mundial entra em campo....

    ResponderExcluir
  12. Pedrinho, adorei a tua conversa com a Sra Glacy e até me emocionei. lembrei que quando fui defender a minha dissertação de mestrado e tu não estavas, me deixastes uma carta falando de como tinha sido ser meu co-orientador. Sabia desde aquela época que serias uma pessoa muito especial. tenho a carta até hoje. O pior sentimento é a inveja,pior até que o ódio. Um jovem como tu e teus títulos, amigos, família, amor, desperta com certeza muita inveja. Como disse Augusto cury, " você não pode controlar todas as coisas que acontecem na sua vida, mas pode controlar a maneira como reage a elas". O mundo está muito doente, mas ainda existe muita gente que pode mudar o rumo da humanidade. E segue o bolão......

    ResponderExcluir
  13. não sei porque não apareceu o meu nome no comentário anterior, não soube colocar talvez. Denise Marques Mota

    ResponderExcluir
  14. Única seleção em que os 23 convocados atuam fora do país: Bósnia-Herzegovina... no Brasil, apenas 4 são domésticos (Fred, Victor, Jefferson e Jô)... para efeito de comparação, no Equador são 8, no Chile 6, na Argentina e Colômbia, 3, e no Uruguai, apenas 1 atua dentro do próprio país (Sebastian Coates do Nacional)

    ResponderExcluir
  15. Na Alemanha ocorre o oposto... apenas 6 não atuam dentro do próprio país

    ResponderExcluir
  16. pela seleção da Inglaterra, apenas 1 não atua na Inglaterra...o goleiro Forster atua na Escócia (Celtic, o time católico, arquirrival dos protestantes do Glasgow Rangers)

    ResponderExcluir
  17. Thiago Gonzalez Barbosa e Silva5 de julho de 2014 às 12:51

    Sensacional, Pedrinho. TÁ DI PA RA BÉNS.

    ResponderExcluir
  18. Bela conversa com a dona Glacy, na próxima copa procura ela mais cedo, talvez tu não amargue a posição 400 e tantos! kkkkkkkkkkk!

    Dona Glacy, uhu... dona glacy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei. Muito boa a entrevista da D. Glacy. A experiência é a mãe da ciência.
      Pedrinho uma vez um sujeito chamado Nietzsche escreveu algo mais ou menos assim: “Em primeiro lugar a arte deve servir para embelezar a vida e fazer como que nós próprio nos sentirmos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.” Assim, o nosso bolão é um feito artístico e não um crime, pois ele teve o grande mérito de potencializar aquilo que o futebol tem de mais nobre: a sua proximidade com a arte e a capacidade de embelezar a vida.
      Um abraço a todos (Luiz Carlos Rigo, participante do Bolão, suspeito de atitude, artística/futebolística, “criminosa”).

      Excluir
  19. Algum membro da bolão mais criminoso da metade sul do RS vai pra BH empurrar o escrete canarinho? Favor se manifestar e marcar lugar pra tomar uma gelada.

    ResponderExcluir
  20. Pedrinho... belíssima reflexão! Tenho certeza que estamos todos contigo. Já manifestei diversas vezes, mas vale repetir agora, nunca acompanhei tanto uma copa, e isso se dá graças ao bolão. Bola pra frente caro professor!

    ResponderExcluir
  21. Estou em queda livre no bolao, hahaha

    ResponderExcluir
  22. Que legal, Pedrinho! Teu bolão é das melhores coisas da copa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. quem foi o capitão de 2002 que foi perdido na véspera?

    ResponderExcluir
  24. E o cavalo paraguaio ....

    ResponderExcluir
  25. Augusto e Inter, dois flanelinhas .... só guardam lugar.

    ResponderExcluir
  26. Augusto deu um dois toques, no final...

    ResponderExcluir
  27. Brasil x Alemanha, depois Brasil x Argentina.... agora a onça vai beber água..... kkk

    ResponderExcluir
  28. isso é bom pra educar o povo brasileiro... diminuir um pouco essa arrogância toda do brasileiro, por causa de futebol, colocar o país nos eixos

    ResponderExcluir
  29. Tá na hora do brasileiro começar a ficar mais humilde e educado

    ResponderExcluir
  30. Tem gente que fala muito e diz pouco ...

    ResponderExcluir
  31. César! Link com C é revenda de máquinas e não endereço da WEB, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. Linck trabalha no Google .... e a revenda de máquinas já quebrou !

      Excluir
  32. Pedrinho manifesto solidariedade neste momento de incompreensão e incomodo....siga em frente com suas convicções e sinceridade pois assim as intempéries serão superadas... desejo-te força e perseverança!
    o bem triunfará!

    ResponderExcluir