sábado, 3 de julho de 2010

Por que perdemos?


Comecei a acompanhar Copa do Mundo em 1986, com 6 anos de idade. Lembro de nossa derrota para a França nos pênaltis e de o país inteiro encontrar um motivo para a eliminação: "O Zico errou aquele pênalti". Como flamenguista, foi difícil para mim conviver com aquilo, e lembro de chorar, tanto no último pênalti convertido pela França quanto depois, ouvindo as reportagens sobre a eliminação do Brasil. Minha cabeça de criança tinha uma pergunta (ou comentário) engasgada, mas eu não falei para ninguém. Eu tinha vergonha de dizer algo contra o pensamento majoritário.

Quatro anos depois, o Brasil foi derrotado pela Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo, graças a derrota da Argentina para Camarões no jogo de abertura da copa. Voltava a pergunta: "Por que perdemos"? Com 10 anos de idade, ouvi várias explicações: "O Lazaroni é burro". "O Alemão não fez falta no Maradona porque eles são amigos". O mesmo pensamento de quatro anos antes voltou a passar pela minha cabeça, mas novamente fiquei quieto.

Em 1994, o Brasil sagrou-se campeão mundial, vencendo os EUA com um jogador a menos nas oitavas, a Holanda com gol no final nas quartas, a Suécia com gol no final nas semifinais e a Itália nos pênaltis. Dessa vez, a tal pergunta (Por que perdemos?) não era ouvida. Ao contrário, tínhamos várias explicações para o "Por que ganhamos?". Alguns diziam que ganhamos por causa do Romário. Outros diziam que foi por causa do Taffarel. Os românticos diziam que era por causa do Dunga. Aquele pensamento não saia da minha cabeça, mas deixei para lá de novo, e fui comemorar. O título de 1994 foi a maior alegria que tive no esporte até hoje.

Em 1998, fomos goleados pela França na final, depois de eliminarmos a Holanda nas semifinais. Para quem não lembra, nossa vitória sobre a Holanda foi, no mínimo, questionável. Eles foram melhores em 110 dos 120 minutos de jogo, mas o Taffarel nos salvou. Chegando a final, fomos derrotados categoricamente pela França do genial Zidane. Mas ao final do jogo, a resposta estava pronta: "Perdemos por causa da convulsão do Ronaldo". Lembro que aquela foi a primeira vez que eu manifestei minha visão (diferente da maioria) para todos. E lembro de ser "calado" por vários amigos, imprensa, etc. Não adiantava pensar diferente. O Brasil perdeu por causa da convulsão do Ronaldo e ponto final.

Em 2002, conquistamos mais uma Copa do Mundo, sob o comando do Felipão. Ganhamos da Bélgica nas oitavas mesmo sendo deles as melhores chances de gol da partida. Viramos o jogo contra a Inglaterra nas quartas de final graças ao brilho de um único jogador (Ronaldinho Gaúcho), que desmontou sozinho toda a superioridade da equipe inglesa na partida. Ganhamos da Turquia (isso mesmo, da Turquia) nas semifinais por 1x0, num jogo mais do que sofrido. Na final, superamos a Alemanha numa partida exuberante de Rivaldo, e com dois gols de Ronaldo. Os motivos para o título foram fáceis: "Família Felipão". "Gênio Ronaldo". E eu continuava aqui, com algumas dúvidas, mas novamente fui comemorar e deixei meus pensamentos de lado.

Na Copa de 2006, a derrota para a França nas quartas de final foi considerada para muitos a "crônica de uma morte anunciada". Eu fiquei surpreso, porque antes do jogo, quando eu perguntava para os amigos do bolão e todos outros conhecidos, todos tinham certeza de que o Brasil ganharia aquele jogo. Mas depois do jogo tudo mudou. Achamos o motivo rapidamente: "Perdemos por causa da bagunça de Weggis, a falta de seriedade". E o idiota aqui continuava com uma pulga atrás da orelha, pensando que o motivo era completamente diferente.

No dia de ontem, o Brasil foi mais uma vez eliminado de uma Copa do Mundo. Perdemos para a Holanda, nas quartas de final, e as explicações já começaram: "A falta de reservas capazes de mudar o jogo foi o motivo pela eliminação". Outros dizem: "Felipe Melo foi o culpado". Diferentemente das outras vezes, agora não vou me calar. Diferentemente das outras vezes, vou GRITAR para o mundo o meu pensamento. Diferentemente das outras vezes, não vou aturar que as pessoas ME CONVENÇAM do que eu não acredito.

Para mim, o Brasil perdeu ontem única e exclusivamente porque é um time parelho com a Holanda. E quando dois times parelhos jogam num mata-mata, um deles tem que perder. Foi assim contra a França em 1986, 1998 e 2006, foi assim contra a Argentina em 1990. Também foi assim contra a Holanda em 1994 e 1998. Foi assim contra a Alemanha em 2002. Foi assim contra a Itália em 1994. Desde que eu comecei a acompanhar Copa do Mundo, ganhamos mais do que perdemos nesse tipo de jogo. Ontem foi a vez de perdermos, ponto final. Claro que se o Ganso tivesse no banco poderíamos ter sonhado mais... Claro que se o Felipe Melo estivesse em casa poderíamos ter sonhado mais... Mas também é importante lembrar que é mais fácil culpar o Dunga e o Felipe Melo do que o Kaká, que fez uma Copa bem abaixo do que esperávamos e precisávamos. Não quero dizer com isso que o Kaká é culpado, por favor. Só quero lembrar que a busca obssessiva por culpados é interminável e inútil.


Em 1998, a França nos goleou na final da copa com uma estratégia perfeita, marcando nossos laterais e meias, deixando a criação nos pés dos zagueiros e volantes. E isso matou o nosso time. Ontem, tivemos um primeiro tempo excelente, mas o gol da Holanda, no começo do segundo tempo, destruiu nosso time. Isso acontece. Talvez a grande diferença de ontem para 1994 e 1998 esteja na imagem que ilustra a postagem de hoje. A Holanda, pela primeira vez, aceitou ganhar jogando feio, uma coisa que se recusava a fazer no passado. Sem dúvidas, a Holanda é a melhor seleção do mundo a nunca ter conquistado uma Copa do Mundo, e essa mudança de mentalidade talvez seja o caminho para o primeiro título dos laranjas.

Enquanto não entendermos que a lógica do esporte inclui vitórias e derrotas, continuaremos procurando culpados para todas as nossas derrotas, quando na verdade, deveríamos estar valorizando a vitória dos outros.

34 comentários:

  1. Pedrinho,
    Concordo com "quase" todo o teu texto.A cronica esportiva brasileira tenta fazer crer que o Brasil é sempre o melhor, logo, quando perde, foi culpa de alguém, pois o melhor perdeu.Outra coisa que ela acha obrigação, é ganhar e jogar bonito. Quanto a isto, cansei de ouvir que o time do Grêmio de 1995, só dava "balão" para o Jardel cabecear. Mesmo que isso fosse verdade ( e não é, pois aquele time jogava muito) e daí? Eu quero ver o meu time ganhar, pois entre jogar bonito e perder, eu prefiro que o meu time jogue feio e ganhe sempre. Agora, a única coisa em que divergimos no teu texto: as maiores alegrias no esporte são dadas pelo nossos times do coração ( no meu caso o IMORTAL TRICOLOR).Rumo ao TRI do Brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. Pedrinho, concordo contigo. Não adianta procurar pelo em ovo ou acreditar na teoria da conspiração. Jogo é jogado e um ganha e outro perde. O Brasil se abalou com o gol sofrido e ponto. Quantas vezes já vimos isso no nosso Fut. de Mesa? Por falar nisso o post do Vinhas mostra que botonista é botonista pq não serviu pro Futebol, hehe...
    Agora é preparar o chimarão pra assistir ALE x ARG. Cade os palpites dos líderes? Torço que a maioria tenha ido de ARG ou empate para que eu consiga escalar algumas posições. Abs a todos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, tento mas não consigo isentar a CBF da maior culpa dessa derrota. Afinal, jogar o maior torneio do mundo sem um TREINADOR de verdade não é arriscar demais? Por em prática o pensamento mágico de que uma mera liderança seria suficiente para sermos campeões é no mínimo brincar com o futuro! Tínhamos um treinador o qual seu maior prazer era discutir com a imprensa, ao invés de explicar à nação a formação do time, tática e por aí vai.

    Isso não quer dizer que se tivéssemos um treinador de verdade sairíamos campeões. Nada disso! Porém, acho errado pensarmos que o Brasil está no mesmo nível que a HOlanda no futebol mundial. Estivemos no mesmo nível NESSA PARTIDA, por circunstâncias várias, como má convocação, falta de treinador, destempero emocional (ou alguém acha normal o que o Felipe Mello fez e vinha fazendo na Copa?? Lembremos a partida contra POrtugal...)
    A derrota é normal, ela vai e vem invariavelmente. O que não é normal é facilitarmos a sua ocorrência, e isso a CBF cometeu ao escalar um não treinador para um torneio tão importante.

    ResponderExcluir
  5. Nesse momento fundamental e decisivo do bolão o moderador não pode fazer a crueldade de nos deixar sem os palpites dos adversários para secação e principalmente seus próprios para que possamos saber quais serão os resultados de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Pedrinho. Concordo plenamente! Belo texto.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Pedrinho, tuas colocações são pertinentes. Também não vejo razões para terra arrazada. O time que foi para a Copa sempre será questionado em uma ou outra posição, pois no Brasil todos se acham um pouco treinador....
    De uma maneira geral o futebol mundial (os grandes centros evidente) está muito parelho. Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Italia, Holanda e França há muito se equiparam, cada um com sua característica (Brasi, Argentina, Holanda e Espanha são mais leves, mais técnicos, enquanto os outros compensam com mais força). No jogo de ontem o que vimos é um jogo parelho que no primeiro tempo tivemos melhor, mas não vi a superioridade que a imprensa coloca, como se fosse 3x0 seria justo! No gol da Holanda (achado numa falha do J.Cesar que não costuma), juntamente com a insegurança da marcação do M.Bastos com medo do vermelho, o time se desarrumou..... Aí, como são parelhos, a Holanda pareceu muito melhor e aproveitou...
    Apenas isto. Um gol achado mudou o jogo! Isto ocorre frequente com times parelhos.E não estou culpando o J.Cesar não. Acontece!
    De qualquer forma, Holanda, Argentina, Alemanha ou Espanha terão méritos para ganhar a Copa.

    ResponderExcluir
  8. Antes que o Cesar corrija, arrazada foi mal.......

    ResponderExcluir
  9. Alemanha 1x0... Eu apostei Argentina 2x0... Há esperança...

    ResponderExcluir
  10. Gol da alemanha
    Que cosa triste
    Gol da alemanha
    Que cosa triste
    Gol da alemanha
    Que cosa tristeeeee

    ResponderExcluir
  11. Impressionante o tamanho da colônia alemã por aqui!

    ResponderExcluir
  12. Sugestão de texto para o e-mail do Diário Olé.
    El que ríe por último, ríe de la Argentina

    ResponderExcluir
  13. Adios hermanos...

    Brasil 5x2 Argentina...

    ResponderExcluir
  14. Caiu de quatro. Quero ver o Maradona ficar pelado e de quatro.ahahahahahah

    ResponderExcluir
  15. Para o Olé
    Quiero que Maradona se desnude y se quede de cuatro

    ResponderExcluir
  16. Por favor, respondam aos meus emails para o Diário Olé com cópia para todos... assim vai para eles...

    ResponderExcluir
  17. O Maciel quase acertou o escore 4 x 4. Só faltaram os golzinhos dos hermanos ...
    Quem acertou o escore neste jogo tem muita raiva dos argentinos ....
    Chocolate portenho, sabor amargo ...

    ResponderExcluir
  18. Se o Pedrinho apostou na Espanha, adios Bolão !

    ResponderExcluir
  19. César, realmente a Argentina me decepcionou, pois não fez a sua parte, hehehe!

    Abraço a todos os Boleiros, belo texto Pedrinho, mas eu volto a dizer que na minha humilde opinião um time sem um treinador experiente, formado, com grandes conquistas na frente de pelos menos um time, fica tudo mais difícil, mas isso não é culpa do Dunga, mas sim de quem o colocou lá.

    No meu entendimento não se forma um treinador na seleção.

    Pensem, é como se tu convocasse um jogador amador para jogar a Copa do Mundo, isso sim é inaceitável...

    Maciel

    ResponderExcluir
  20. Pedrinho... a culpa é deles terem jogado com a camisa do time do pátio da galeteria!

    "o maradona voltooooooooou... o maradona voltoooooooooooooooooooooooou".

    Ao invés de dançar pelado no obelisco ele que sente no obelisco... uhahuauhauhauha

    ResponderExcluir
  21. Maradona sentado pelado no Obelisco, meu sonho...

    ResponderExcluir
  22. Embora a copa ainda não tenha chegado ao fim, antecipadamente escolho o meu craque.

    ÖZILber

    ahahahahaha...

    Ah, os créditos da criação vão para o meu afilhado Otávio Vinhas.

    ResponderExcluir
  23. Ricardo Haack - 513
    Adalgiso de Muletas - 507
    Diego Perez - 498
    Juliano Bastos - 495
    Sassá - 483
    Cristian Baptista - 474
    Juarez Lopes e Lysandro Nader - 471
    Alan Knuth - 468
    Daniel Bertoldi - 465

    ResponderExcluir
  24. OZILber foi a melhor coisa dita nessa copa... Parabéns Otávio...

    ResponderExcluir
  25. Não entro mais em bolão com o R Haack.
    F Gazalle

    ResponderExcluir
  26. Eu e o Maciel (esse além de jogar é inteligente) pensamos igual. Hoje morreu mais uma seleção sem treinador. Copa do Mundo não é brincadeira para formar treinador. Olhem a entrevista do treinador da Alemanha e vcs entenderão do que eu estou falando. Percebeu as falhas da Argentina e jogou exatamente nelas. Administradores de campo fazem isso?? Acho que não, apenas treinadores possuem essa capacidade.

    ResponderExcluir
  27. Pedrinho
    Quando puder informa há quantas rodadas o Mário e o T.Hartwig não apostam, só para a gente fazer a média de pontos dos nossos amigos de forma correta.
    Abraços
    Alan

    ResponderExcluir
  28. Pedrinho,
    Enquanto tu tens que aguentar Higuain, Klose, Cardoso, Villa, Loco Abreu, etc.etc., eu estou na SPORTV, vendo show de "Messi" Jonas e Borges na Ressacada: 3 x 0 no Vascão, e tudo isto apenas no primeiro tempo.
    É o IMORTAL TRICOLOR se preparando para reiniciar a caminhada para o TRI do Brasileirão.

    ResponderExcluir
  29. Aqui em Foz foi uma loucura (tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina), na sexta foguetório pela eliminação do Brasil pelos hermanos argentinos e paraguaios, hoje pela manhã foguetório pela eliminação da Argentina por nós e pelos paraguaios e, finalmente à tarde, foguetório pela eliminação dos hermanos paraguaios por nós e pelos hermanos argentinos. Em resumo, fudemo-nos todos !!!

    ResponderExcluir
  30. Entrem no site do Olé Argentino e votem para que Maradona fique no comando da Seleção ...
    www.ole.com.ar
    Eu votei !

    ResponderExcluir
  31. Pedrinho, por favor, torça pelo Roth na semifinal da Libertadores !

    ResponderExcluir