terça-feira, 13 de julho de 2010

Elas 431 x 412 Eles


Um epidemiologista, com um pé em estatística, jamais poderia deixar de aproveitar a oportunidade do bolão para fazer algumas análises de dados. Quando eu pedi a idade dos participantes, o objetivo era montar o gráfico acima. O gráfico mostra uma ausência de relação clara entre a pontuação total no bolão e a idade do participante. Em outras palavras, não existe relação linear entre idade e desempenho no bolão; os mais jovens e os menos jovens entendem (ou não entendem) a mesma coisa de futebol, pelo menos com base nos resultados do bolão. Mesmo com a ausência de associação evidente, brinquei de rodar uma regressão linear, que mostra que o aumento de um ano na idade está relacionado com diminuição na pontuação final do bolão em 0,13 pontos. Como o valor P é alto (0,76), uma relação dessa magnitude pode ser encontrada por acaso com uma probabilidade elevada. Sendo assim, concluímos que não há relação entre conhecimento futebolístico e idade.

Toda essa enrolação é para evitar comentar muito o outro resultado do bolão. A pontuação média dos homens participantes foi de 412 pontos (desvio padrão: 48), enquanto a pontuação média das mulheres foi de 431 pontos (desvio padrão: 69). Mesmo com um valor P de diferença de médias não significativo (0,46), devido ao pequeno número de mulheres no bolão (N=4), fica a indicação de que as mulheres têm um desempenho melhor do que o nosso. Uma explicação alternativa é que a Jabulani atrapalhou mais aos homens do que as mulheres. Peço ajuda aos meus companheiros para explicarem esse resultado. Qualquer desculpa é bem vinda.

A estatística nos brinda com mais alguns números interessantes. 41 participantes não atingiram a casa dos 400 pontos no bolão, incluindo o moderador. E somente 5 (todos premiados) atingiram a casa dos 500 pontos. A mediana da pontuação foi de 411 pontos. Em outras palavras, se você fez mais de 411 pontos você está entre os 50 melhores. Do contrário, bem vindo ao clube.

A pontuação comparativa com a outra copa traz algumas curiosidades. O vencedor em 2006 (Ricardo Haack) acabou com 525 pontos, a mesma pontuação do terceiro colocado em 2010. O campeão Adalgiso com 540 pontos ganharia também em 2006. Fernando Gazalle fez 522 pontos em 2006 e 405 em 2010, provando que é possível "emburrecer" com o tempo. Pedro Curi foi outro a piorar com o passar dos anos (477 pontos em 2006 e 405 em 2010). O moderador manteve a ruindade (390 pontos em 2010 e 405 em 2006). Alex Florindo aumentou de 360 (2006) para 420 pontos em 2010. Alexandre Gomes manteve a ruindade (375 e 384 pontos). Caco é outro que emburreceu com o tempo (435 pontos em 2006 e apenas 354 em 2010). O tricolor (Fluminense) Diego aumentou de 396 em 2006 para 417 em 2010.

E para finalizar a postagem, fica a pergunta:

QUAL O MOMENTO MAIS ESTRANHO QUE O BOLÃO PROPORCIONOU? ALGUNS ADMITIRAM VIBRAR EM GOL DA ESLOVÊNIA, ETC. QUAL A MAIOR LOUCURA QUE O BOLÃO FEZ VOCÊ FAZER NESSA COPA?

15 comentários:

  1. Um fenômeno aconteceu ontem... o blog teve mais acessos ontem do que no dia da final da copa...

    ResponderExcluir
  2. Tal fato prova, Pedrinho, que o blog ultrapassou há muito tempo o futebol.

    ResponderExcluir
  3. Já estou começando a organizar o bolão do brasileirão 2011.

    Meta 1: 100 participantes
    Meta 2: Churrasco de confraternização
    Meta 3: O grupo todo assistir a um jogo do campeonato in loco no Olímpico ou Beira Rio

    ResponderExcluir
  4. No dia 28/06, jogo das 11h, Holanda ganhava de 2 x0 da Eslováquia nas oitavas de final. Aos 48 do segundo o juiz marcou um pênalti para a Eslováquia, o resultado me levaria para o top 30 do bolão. Confesso que o gol da Eslováquia foi minha segunda maior vibração de toda a Copa (a primeira foi a defesa do Suarez e a perda do pênaltio por Gian), nem os eslovacos vibraram tanto quanto eu, já que o jogo terminou logo após o gol. Vibrei como um autêntico eslovaco!! O bolão me fez interessar e vibrar com uma Copa como há muito não fazia. Lembrei sempre de minha primeira Copa, 1978, com seis anos de idade, tentando entender porquê não ganhamos a Copa se ninguém havia derrotado o Brasil. Perdi a inocência ao entender que o goleiro Quiroga (chamávamos de QuiDROGA),do Peru, junto com seu time, havia entregado seis gols para os argentinos nos eliminarem no saldo. Ou 1982, quando, ao perdermos para a Itália, o Nando (7 anos) se escondeu atrás de um sofé para chorar sofrida e compulsivamente.
    O bolão foi uma oportunidade ímpar para estar próximo a ti, Pedrinho, e conferir as qualidades que o Nando sempre te atribuiu, em especial teu senso de humor e um raro talento literário (ainda não explorado como merece).
    Agradeço ao Pedro Oliveira, que me lembrou do bolão no último dia de inscrição. Honro-me, também, de ter insistido com a Paula para que se inscrevesse, tinha certeza que iria adorar. Viste Paulinha, te tornaste a estrela do bolão e ainda arrumaste um namorado!? Paula é a única mulher que respeito quando o assunto é futebol. Desde já confirmo inscrição em qualquer evento organizado pelo Pedrinho, menos campeonato de botão, pois só sei jogar toque-toque.
    Abraços a todos os parceiros e seguimos falando por aqui. Abraços e parabéns ao Adalgiso! Guto

    ResponderExcluir
  5. Confesso que torci para os EUA contra Gana!!!
    Só por causa do bolão!
    Em condições normais, seria Gana desde pequeno!!!
    Ótima analise Pedro!
    Foda arrumar desculpa para o melhor desempenho das mulheres....

    ResponderExcluir
  6. Informo a todos que:

    a) Os vencedores já receberam seus prêmios

    b) O gráfico publicado no blog hoje estava errado. O Grégore pode debochar a vontade. Publicarei o certo nos próximos dias.

    ResponderExcluir
  7. A vingança nunca é plena. Mata a alma e envenena. (Seu Madruda, 1893)

    ResponderExcluir
  8. Guto, estava sentindo falta da tua participação. Adorei teu texto. O jogo Holanda e Eslováquia também foi um dos que mais mexeu comigo por causa do pênalti aos 48, mas pelos motivos contrários aos teus. Eu tinha apostado 2X0 para a Holanda... era um dos poucos em que ia emplacar 18 pontos... por falar nisso, agradeço tuas gentis referências aos meus conhecimentos futebolísticos, mas, pelo bolão, estou perto de perder teu respeito, com minha posição 87. Acho que entendo mesmo é de torcer pelo meu tricolor...

    ResponderExcluir
  9. Pedrinho,
    Peço desculpas, mas compartilho da mesma posição do Juarez Fuão: no "aterro" da beira do rio, não entro. Pode contar comigo para o bolão do brasileirão/2011( quanto seremos TETRA), para o churrasco, e para o OLIMPICO MONUMENTAL.

    ResponderExcluir
  10. Não vais publicar a lista com a classificação final do Bolão? Se as mulheres saíram melhor que os homens, tem chance de na próxima copa eu entrar e ter um bom resultado, quem sabe um Top Five, já que o meu conhecimento de futebol é ligeiramente inferior ao da minha mãe.

    ResponderExcluir
  11. Gente, deem uma olhada e me digam como não ser apaixonada pelo Uruguai e pelos uruguaios...
    http://migre.me/WJRJ

    ResponderExcluir
  12. Ver o Marlos em um bolão de futebol não tem preço (o pior é se ele sair campeão).

    Eu acho que episódio mais engraçado do "bolão/copa" foi Brasil e Coreia... eu tinha colocado 3 x 1 e estava 2 x 0 e só com 9 pontos torcendo que o Brasil fizess o terceiro para eu fechar 12 pontos e a coreia faz 1 e eu pulo e comemoro tanto quanto comemorei os nossos 2.

    ResponderExcluir