domingo, 25 de julho de 2010

Enfim, de volta...

Bastaram alguns dias sem atualização que a audiência do blog despencou. Nem a aproximação da data do casamento de Paula e César continua a gerar notícia. André Marques e Grégore até tentaram, juntamente com Janaína, dar gás ao moribundo blog, mas a audiência dos webleitores não pára de cair. O moderador foi aos EUA (Washington) para uma reunião com Barack Obama, para discutir possibilidades de patrocínio para o bolão da copa 2014. As negociações foram muito bem sucedidas, e existem várias empresas interessadas. Consultaremos agora o nosso CHEFE, Paulo Zilberknop, para escolher entre as diferentes propostas.

No brasileirão, o time do César continua no Z4, rumo a segunda divisão, na qual consegue suas maiores alegrias e seus maiores feitos. O time da beira do rio está numa fase típica de Celso Roth logo que assume um time. Felizmente, todos sabemos que isso culminará com a eliminação da Libertadores e o vice campeonato brasileiro. O time do estacionamento da galeteria começou com derrota sua campanha como convidado na série D e busca a recuperação hoje, diante de seus 800 torcedores. O Xavante iniciou sua campanha com vitória sobre os polenteiros, e busca a liderança hoje em Criciúma.

O goleiro do meu time continua preso, mas agora alega que a ex-amante está viva. Felipão começa no Palmeiras mostrando que treinador não faz milagre. Até o Vasco ganha de vez em quando e está bem a frente do time do Adalgiso. André Marques lançou a proposta do bolão do segundo turno do brasileirão, mas ainda estamos pensando na idéia. Por enquanto, já está garantido o bolão do Pedrinho para o brasileiro 2011.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O fim da maldição

Sim, a maldição acabou. Foi nessa final de semana. Na baixada, o Xavante venceu os Polenteiros, como de costume, por 1x0, com gol no fim, e assumiu a liderança do grupo na série C. A música ouvida após o gol era: "Para os polenteiros, o sonho acabou, pra série B, sou eu quem vou". Na série D, o forte Iraty venceu o time do estacionamente da Galeteria por 2x1, com gol no fim. Na série A, o Flamengo ganhou mais uma e o Grêmio perdeu mais uma, chegando na zona de rebaixamento, posição com a qual está bastante familiarizado. E no bolão do brasileirão, eu simplesmente fiz 9 pontos ou mais em 8 dos 10 jogos.

domingo, 18 de julho de 2010

+ 5 boleiros


Da esquerda para a direita, Jorge Malhão (torcedor do EC Pelotas, narrador esportivo e receptor de café atirado pelos amigos), Luis Fernando Silva (torcedor Xavante e do Barça), Juarez Fuão (torcedor do leão que mia e fã da banda do John Lennon), Marcelo Vinhas (também conhecido como mesário) e ELE, Paulo Zilberknop, ou simplesmente, CHEFE. Na foto, estão todos com o fardamento da Academia de Futebol de Mesa de Pelotas, tradicional entidade do futmesa gaúcho, a qual, estranhamente, passou a ganhar tudo depois que um de seus membros (o moderador) resolveu passar um tempo fora do país. Seria a maldição?

sábado, 17 de julho de 2010

Nou Camp, 03/04/2010


Da esquerda para a direita, temos o moderador (na época com 95kg, atualmente com 85kg), Pedro Curi (ou polvo da Baixada, como ficou conhecido de uns tempos para cá), Daniel Bertoldi (o boleiro mais jovem e a grande revelação do bolão, terminando no top10) e Eusébio (catalão, amigo de Pedro Curi). Estávamos todos reunidos num dos templos do futebol. Naquele dia, o Barcelona venceu o Atlético de Bilbao por 4x1, dando indícios de que poderia conquistar a Copa do Mundo alguns meses depois, como foi o caso.

Luis Fernando Silva, outro boleiro fanático pelo Barça, já anunciou que o campeão da copa 2010 foi o Barcelona, e não a Espanha. Afinal o time tinha Piqué, Puyol, Xavi, Iniesta, Busquets, Pedro, Villa (já contratado), Fábregas (bom filho a casa torna), toque de bola, posse de bola, etc. Diego Figueira ficou indignado ao ouvir o comentário, mas deve concordar, no fundo.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

AFUMEPA, incluindo César (homenagem a Paula)


Esta foto revela mais seis participantes do nosso bolão. Agachados, da esquerda para a direita, temos César Keunecke (para alegria da Paula), André Marques (aquele que me chama de pé frio) e Claudinho Schemes (com um cavanhaque, digamos, meia boca). Exatamente atrás de André, com cara de padre, Sérgio Oliveira (o defensor do Grêmio no blog). Lá no fundo, bem escondido, temos Miguel Oliveira. Ele aparece entre as cabeças de Rodrigo (de barba, que não fez parte do bolão) e Gaieski, mais um participante do bolão que parece estar um pouco "fora de forma".

Aproveito o espaço para parabenizar ao Grêmio, pelo excelente recomeço no campeonato brasileiro, no qual conseguiu um suado empate com o forte Vitória (BA). O meu Flamengo, apesar das mortes e tráfico de drogas, venceu o Botafogo e já se aproxima do G4. Será que seremos heptacampeões? Sinceramente, acho que aí perderia a graça.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ligando nomes com rostos...


De camiseta "mamãe quero ser forte" da cor preta, temos o Proféssor Tales Amorim. Ao seu lado, de pijama, Gustavo Freitas. No meio, sem camisa, Grégore Mielke, o famoso moderador. Ao seu lado, Mario Azevedo Jr. De camiseta cinza do tipo "engordei, e daí?" encontra-se Sassá, o sexto colocado no bolão do Pedrinho. Na parte inferior, temos Thiago Ramis, Jefferson (de branco), Tiago Hartwig e Thiago Borges. Nota-se que é um time de peso. Destaque negativo para Jefferson, que não participou do Bolão do Pedrinho. Todos são professores ou estudantes de Educação Física e costumam perder para mim nos bolões realizados nos últimos anos. No campeonato brasileiro do ano passado, Tiago Hartwig (com a mão sobre a bola) foi o vice campeão, perdendo para mim na reta final. Gustavo Freitas costuma ser sempre vice, mas atualmente nem isso tem conseguido. Grégore Mielke é aquele que fala, fala, fala... Imagens dos outros participantes do Bolão do Pedrinho são bem vindas, para que o grupo se conheça e comecem os preparativos para o Bolão do Pedrinho (Brasileirão 2011) e para o churrasco do Bolão do Pedrinho (Outubro 2010).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A verdade é outra... gráfico correto revela falha do editor

O Grégore tinha razão. O Grégore sempre tem razão. O gráfico postado ontem estava errado, grosseiramente errado. As idades dos participantes ficaram misturadas no arquivo utilizado para a criação do gráfico de ontem e, por isso, geraram uma ausência de relação entre as variáveis. O gráfico certo, mostrado hoje, deixa claro que existe uma relação linear, embora fraca, entre idade e desempenho no bolão. Com o passar da idade, existe uma tendência para piores pontuações. O coeficiente de correção de Pearson entre as variáveis é de -0,29 (P=0,03). Num modelo de regressão linear, cada ano a mais de idade está relacionado com -1,22 pontos ao final do bolão. Ou seja, cada 10 anos a mais de idade estão relacionados com menos 12 pontos ao final do bolão.

Continuamos aqui esperando comentários, especialmente: (a) uma breve descrição de cada participante, para que os que não se conhecem, acabem se conhecendo um pouco; (b) qual o momento mais bizarro proporcionado pelo bolão da copa? Os comentários de ontem foram hilários, e variaram de comemorações em gols contra o Brasil até festa para gol da Eslováquia.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Elas 431 x 412 Eles


Um epidemiologista, com um pé em estatística, jamais poderia deixar de aproveitar a oportunidade do bolão para fazer algumas análises de dados. Quando eu pedi a idade dos participantes, o objetivo era montar o gráfico acima. O gráfico mostra uma ausência de relação clara entre a pontuação total no bolão e a idade do participante. Em outras palavras, não existe relação linear entre idade e desempenho no bolão; os mais jovens e os menos jovens entendem (ou não entendem) a mesma coisa de futebol, pelo menos com base nos resultados do bolão. Mesmo com a ausência de associação evidente, brinquei de rodar uma regressão linear, que mostra que o aumento de um ano na idade está relacionado com diminuição na pontuação final do bolão em 0,13 pontos. Como o valor P é alto (0,76), uma relação dessa magnitude pode ser encontrada por acaso com uma probabilidade elevada. Sendo assim, concluímos que não há relação entre conhecimento futebolístico e idade.

Toda essa enrolação é para evitar comentar muito o outro resultado do bolão. A pontuação média dos homens participantes foi de 412 pontos (desvio padrão: 48), enquanto a pontuação média das mulheres foi de 431 pontos (desvio padrão: 69). Mesmo com um valor P de diferença de médias não significativo (0,46), devido ao pequeno número de mulheres no bolão (N=4), fica a indicação de que as mulheres têm um desempenho melhor do que o nosso. Uma explicação alternativa é que a Jabulani atrapalhou mais aos homens do que as mulheres. Peço ajuda aos meus companheiros para explicarem esse resultado. Qualquer desculpa é bem vinda.

A estatística nos brinda com mais alguns números interessantes. 41 participantes não atingiram a casa dos 400 pontos no bolão, incluindo o moderador. E somente 5 (todos premiados) atingiram a casa dos 500 pontos. A mediana da pontuação foi de 411 pontos. Em outras palavras, se você fez mais de 411 pontos você está entre os 50 melhores. Do contrário, bem vindo ao clube.

A pontuação comparativa com a outra copa traz algumas curiosidades. O vencedor em 2006 (Ricardo Haack) acabou com 525 pontos, a mesma pontuação do terceiro colocado em 2010. O campeão Adalgiso com 540 pontos ganharia também em 2006. Fernando Gazalle fez 522 pontos em 2006 e 405 em 2010, provando que é possível "emburrecer" com o tempo. Pedro Curi foi outro a piorar com o passar dos anos (477 pontos em 2006 e 405 em 2010). O moderador manteve a ruindade (390 pontos em 2010 e 405 em 2006). Alex Florindo aumentou de 360 (2006) para 420 pontos em 2010. Alexandre Gomes manteve a ruindade (375 e 384 pontos). Caco é outro que emburreceu com o tempo (435 pontos em 2006 e apenas 354 em 2010). O tricolor (Fluminense) Diego aumentou de 396 em 2006 para 417 em 2010.

E para finalizar a postagem, fica a pergunta:

QUAL O MOMENTO MAIS ESTRANHO QUE O BOLÃO PROPORCIONOU? ALGUNS ADMITIRAM VIBRAR EM GOL DA ESLOVÊNIA, ETC. QUAL A MAIOR LOUCURA QUE O BOLÃO FEZ VOCÊ FAZER NESSA COPA?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Parabéns Adalgiso! Obrigado Iniesta!


O texto de hoje será bem mais longo do que o normal. Espero que o sacrifício de lê-lo seja recompensado. Desde o primeiro dia desta excepcional Copa do Mundo 2010, em várias postagens, fiz brincadeiras com os torcedores gremistas, as quais sempre foram respondidas, especialmente pelos grandes amigos Sérgio Oliveira, Alan Knuth e Fernando Gazalle. Quis o destino (mas pode ser sacanagem mesmo...) que o nosso grande campeão, Adalgiso, mandasse sua foto para ser postada no Blog assistindo a um jogo no estádio Olímpico. Mais do que a homenagem ao campeão, fica a homenagem ao Imortal Tricolor, como costumam chamar seus fiéis torcedores, grupo ao qual pertence inclusive o meu pai, Pedro Curi.

O campeão Adalgiso aliás, fez bem em seguir a carreira de médico e apostador, pois como modelo não seria bem sucedido. Nota-se que a beleza não é o ponto forte do rapaz. No entanto, o mais legal ao receber a foto do campeão foi lembrar de sua fisionomia. O Adalgiso não é um desconhecido, pois foi colega da minha irmã Cinthia no colégio. O destino do bolão do Pedrinho, aliás, foi selado no dia 10 de junho de 2010, quando, exatamente às 01:02h de Londres (21:02h do dia 09 de junho no Brasil) recebi o seguinte email de um desconhecido Adalgiso Malaguez, o qual havia sido indicado para o bolão pelo Paulo Mattos. "Tenho total interesse de participar do bolão, mas estou preso no trabalho, gostaria de saber se posso me inscrever amanhã e mandar minha planilha da primeira fase?" Se eu tivesse respondido que não, Ricardo Haack estaria comemorando hoje o bicampeonato, com Diego Perez em segundo lugar. Mas como eu não sei dizer "não", o Adalgiso foi o centésimo participante do bolão, e ainda ganhou de todo mundo. Nosso vencedor, conforme publicado anteriormente, é de Bagé, trabalha em Pelotas, tem uma filha de 5 anos, e é gremista fanático. Conhece vários participantes do bolão (Tiago e Alexandre Hartwig, Paulo Mattos, Ricardo Haack, Mario Azevedo, etc). Falando nisso, a capacidade do bolão em formar redes de pessoas foi sensacional.

No futebol, a melhor seleção do mundo ganhou a Copa do Mundo. Mas não foi só isso. Quis o destino que, ao final de uma jogada que teve um passe de calcanhar genial no meio de campo (adivinhem de quem?), a bola (a famosa Jabulani...) voltasse aos pés do melhor jogador de futebol da atualidade, Iniesta, para que ele, e somente ele, vencesse a muralha holandesa. Na Cataluña, o amigo Eusébio, deve ter comemorado intensamente o gol. Nas ruas de Madrid, a festa foi generalizada. Mas o simbolismo do título espanhol foi muito maior do que um simples campeonato de futebol. O genial Iniesta, ao comemorar o gol, fez uma homenagem ao ex-jogador do "rival" Espanhol, Daniel Jarque, morto no ano passado. Sim, ele entrou para a final da Copa do Mundo disposto a homenagear um amigo. A homenagem não foi feita apenas com o gol e a camiseta, mas sim com a atuação magnifíca de um gênio do futebol mundial que, infelizmente, passou metade da temporada machucado, o que impediu o Barcelona de conquistar o título da liga dos campeões pela segunda vez seguida.

Mas o que se viu em campo foi carregado de símbolos. Os catalães do Barcelona comemoraram com os colegas espanhóis do Real Madrid (mais o Capdevila) o título conquistado em conjunto. O que sempre atrapalhou a Espanha nas copas do mundo foi superado. Apesar das diferenças culturais históricas, os espanhóis se uniram, e deram uma alegria inigualável para bascos, catalães, enfim, espanhóis.

Nosso campeão da Copa de 2006, Ricardo Haack, quase conseguiu o impossível, repetir o título. Perdeu nas últimas duas partidas, mas ficou definitivamente marcado como alguém que entende de futebol. Sua previsão de que Camarões seria eliminado sem pontos na primeira fase foi motivo de deboche por parte do moderador. Pobre moderador... Leva para casa um prêmio de segundo lugar maior do que o prêmio de campeão da copa anterior. Fruto da expansão do bolão. Ricardo ainda ficou 135 pontos na frente de seu pai André Haack no bolão, contrariando mais uma das apostas do moderador no começo do bolão. Como eu consigo errar tantas apostas, por favor?

Nosso terceiro colocado, Diego Perez, foi um dos destaques do bolão. Não contente em apenas torcer, Diego vestiu a camisa número 15 do Uruguai e foi para o campo, para tentar vencer o bolão. Acabou na terceira colocação, mas pelo menos jogou algumas partidas na copa, coisa que poucos conseguiram. Além do Diego, tivemos o moderador vestindo a camisa número 10 da Alemanha e Juarez Fuão, jogando pela seleção mexicana. Aliás, que jogadorzinho...

O quarto colocado no bolão foi Juliano Bastos, um veterano nos bolões. Juliano já conquistou títulos, foi vice campeão, foi terceiro, foi quarto... Está sempre nas cabeças dos bolões. Segundo Juliano, ele aprendeu quase tudo que sabe de futebol com o seu famoso ProfÉssor, Tales Ámorim, que aliás fez um bolão bem abaixo das expectativas, tanto em termos de pontuação quanto em termos de participação nos comentários. Mas como disse Cristian Baptista, nosso quinto colocado, 2014 é logo ali. Tales terá a chance de se recuperar nos dois quesitos na Copa do Brasil e no bolão do Pedrinho versão 2014.

Como anunciado desde o começo, o bolão do Pedrinho reuniu vários sub-grupos, os quais disputaram competições particulares dentro da competição principal. Um dos grupos de destaque no bolão foi a AFUMEPA, tradicional associação de futebol de mesa de Porto Alegre. Na classificação final, César Keunecke foi o campeão com 453 pontos, seguido de André Marques com 423, Miguel Oliveira com 387, Claudinho Schemes com 369, Gaieski e Sérgio Oliveira com 339 pontos. A AFUMEPA ganhou mais dois troféus durante o bolão do Pedrinho. Foi o grupo que soube utilizar a rede criada pelo bolão de forma mais divertida, séria, comprometida, com os melhores comentários ao longo dos vários dias de Copa do Mundo. Cada vez mais a AFUMEPA se torna uma irmã da AFM e tenho orgulho particular de ser amigo de pessoas tão especiais.

No campeonato interno da AFM, Otávio Vinhas ganhou fácil com 480 pontos, seguido de longe por seu irmão Marcelo Vinhas com 429, Osmar Iost com 396, Juarez Fuão com 393, Pedrinho com 390, Alexandre Gomes (esse sim cavalo paraguaio...) com 384, Bruno Vieira com 378, Luis Fernando Silva com 369 (reação histórica), Jorge Malhão com 357, Augusto Nedel com 336, JB Figueira com 327 e Paulo Zilberknop com 321. Sim, o CHEFE foi o último entre os participantes da AFM. Aliás, o CHEFE foi o nonagésimo sétimo colocado no Bolão do Pedrinho. Dessa vez, o CHEFE não saiu campeão.

Entre os boleiros do BAGRE, Diego Perez venceu com 525 pontos, seguido por Juliano com 510, Sassá com 495 e Inácio com 465 pontos. Tiago Hartwig ficou 3 pontos a frente de seu irmão Alexandre, contrariando mais uma das apostas do moderador. Entre os participantes do BAGRE, Thiago Borges foi o pior (posição 90). O falador Grégore Mielke acabou na octagésima segunda posição, com 369 pontos, não atingindo assim o objetivo de ficar no top 75 (em 2014 terá uma nova chance...)

As brigas em família também mobilizaram o bolão. Na família do moderador, Daniel Bertoldi ganhou fácil, com 486 pontos, seguido de Roberto Peter com 438, Paulo Gallotti com 429, Pedro Curi com 405 e Pedrinho com 390 pontos. Jahnecka (423 pontos) acabou na frente de Marília (414 pontos) e conseguiu salvar o relacionamento. Juliano Bastos, com 510 pontos, ganhou apertado de Lysandro Nader, com 486. Ricardo Haack e Cristian Baptista ganharam fácil de seu pai e irmão, respectivamente. Otávio Vinhas deu de relho em seu irmão e em seu dindo Osmar. O estreante Guto Gazalle venceu seu irmão Fernando, um boleiro que, assim como o moderador, foi prejudicado pela Jabulani em suas apostas. Para quem não sabe, apostadores que realmente entendem de futebol (nesse bolão representados por mim e pelo Fernando Gazalle) foram prejudicados pela Jabulani nessa copa.

Mas não foram só as disputas que mobilizaram as famílias no bolão. Elisa Hallal foi crítica ao seu irmão durante todo o período, mas abrilhantou o bolão com os palpites do sobrinho Gabriel Hartman (que entende mais de futebol do que seu Dindo, o moderador...) e com o texto excepcional publicado ontem nos comentários. Obrigado mana...

Falando em comentários, como deixar de mencionar os excelentes comentários publicados por mais de 60 participantes do bolão ao longo desses 30 dias? Descobrimos a Paula (o César descobriu antes, mediante aprovação do Guto), que foi um dos destaques do bolão. Seus comentários inteligentes, irônicos, apaixonados, deram vida ao bolão. Sua paixão com o Uruguai, comparável apenas ao flerte com o César, foi recompensada ontem, quando Forlán foi eleito o craque da copa. O Uruguai mereceu e a Paula mereceu. Aliás, que Uruguai é esse, que faz os brasileiros chorarem? Que Uruguai é esse que nos faz ter vontade de morar naquele país pequeno, mas tão cheio de alma?

Mas outros participantes também foram destaque nos comentários. O amigo André Marques, sarcástico nas horas certas, falando sério quando necessário. Excelente participação. Claudinho Schemes, um campeão das mesas, um campeão dos comentários, um eterno amigo. Sérgio Oliveira, o que falar de ti? Um cara que ama o Grêmio e consegue mesmo assim ser aturável? Como pode? Alan Knuth, um aluno brilhante, um amante de futebol e de Copa do Mundo, um comentarista implacável, e torcedor do time do estacionamento da galeteria... Falando neles, destaque para as participações do Gordo (Luis Fernando), Guto Gazalle, Marcos Corrêa, Tiago Oliveira (da Equipe Jabulani), todos defensores implacáveis do EC Pelotas no blog do bolão. Janaína também teve destaque nos comentários, sempre lamentando os pontos perdidos nos últimos minutos.

Tivemos comentários frequentes também do Caco, que mais uma vez provou que não entende nada de futebol, assim como o moderador. O Osmar foi outro participante com bons comentários, mas com colocação final lamentável. Ícaro Mendes declarou no primeiro dia que os R$ 3.000,05 já tinham dono. Acabou na posição 68. Eraldo Pinheiro prometeu churrasco em POA, e acabou na posição 58. Rafael Bareño também prometeu churrasco, a ser feito com a esposa. Acabou na posição 61, atrás até do seu irmão mais novo. No primeiro dia, Luis Fernando disse que brigaria apenas para não ficar em último: conseguiu!!! No primeiro dia, até um cara que não gosta de futebol (Rodrigo Reis, de Curitiba) postou no blog para cornetear os amigos Alex Florindo e Cazuza.

No bolão feminino, Marília venceu, seguida por Janaína, Paula Mascarenhas e Paula Ribeiro. Ainda faltaria muito para uma mulher brigar pelo título do bolão do Pedrinho em 2014? O desafio está lançado. César e Paula prometem apostar juntos na copa de 2014. É a mistura da razão com a emoção. Falando nisso, os 98 participantes restantes do bolão esperam o convite para o casamento.

Nem só de erros foi feita a copa do moderador. Na postagem do primeiro dia do bolão, eu brinquei que o Gabriel Bergman (aquele que prometeu o churrasco em Uruguaiana) ficaria na posição 86. Ele acabou na posição 86 (empatado com outros). Previ também que o Grégore brigaria para ficar no top 75 (ficou na posição 82). Danton também acertou ao prever a queda da Equipe Jabulani, que acabou na honrosa posição 62, depois de flertar com a liderança. Tenho certeza que o Daniel e o Tiago atrapalharam as apostas do Mateus, que sozinho, teria vencido o bolão com folgas. Fica a lição. Falando em Danton, ele pode ser considerado campeão, mesmo na posição 57, pois ficou na frente de seu irmão Luciano e da equipe Jabulani. Precisa mais? Daniel Duarte também ficou a frente de seu pai Pompílio, que é o que importa.

Ricardo Pinheiro fez excelente comentário ontem sobre o Bento Freitas, esse sim, um estádio com história. Lembrou das previsões de gol do polvo Pedro Curi. Excelente lembrança... Vários dos melhores momentos da minha vida foram passados em estádios de futebol assistindo ao Xavante, o apaixonante Xavante, o verdadeiro imortal...

Fica também o agradecimento para os que ajudaram na organização do bolão. Marcelo Vinhas ajudou na confecção do blog. Mario Azevedo e Gustavo Freitas ajudaram no recebimento das apostas (e foram muitas...). Aliás, esses três merecem agradecimento sempre, pois são pessoas que traduzem de forma perfeita o que significa o termo amizade.


Enfim, cansei de escrever. Para mim foi uma Copa do Mundo excelente, tanto no futebol quanto no bolão. Perdi em ambos, mas ganhei muito mais do que perdi. Amigos valem mais do que qualquer coisa, e com o bolão, pude lembrar como tenho sorte em ter os amigos (e amigos dos amigos) que tenho. Parabéns Adalgiso! Obrigado Iniesta! Obrigado a todos! E ainda tivemos o Grégore... vá entender!!!

domingo, 11 de julho de 2010

Virada de mesa


Recebi ontem vários emails com reclamações sobre a dita "virada de mesa" ocorrida no bolão do Pedrinho. A transparência sempre foi a marca deste bolão, então vamos aos fatos. Ontem, às 13:22h foi publicada nos comentários do blog uma nova regra para a pontuação do bolão. Como todos podem notar, o jogo entre Alemanha e Uruguai começou depois desse horário. Por coincidência, e apenas por coincidência, eu e JB Figueira fomos os únicos a gabaritar o jogo de ontem, cujo gabarito valia 450 pontos. Sendo assim, a classificação corrigida enviada no final da noite de ontem está correta. Reclamações podem ser enviadas diretamente para pzilber@terra.com.br.

O bolão tem apenas dois possíveis vencedores. Diego Perez, o terceiro colocado, apesar de estar a 15 pontos dos líderes, colocou resultado idêntico a Adalgiso, e assim, deu adeus as chances de buscar o prêmio máximo. Ricardo Haack foi de Espanha 2x1 Holanda, enquanto Adalgiso foi de 1x1. Sendo assim, a decisão do título é regida por leis simples.

a) Vitória da Espanha, por qualquer placar: Ricardo Haack campeão
b) Empate, qualquer placar: Adalgiso campeão. Se o empate foi por 1x1, Diego Perez divide o prêmio de segundo colocado com Ricardo Haack.
c) Vitória da Holanda: Se a Holanda vencer por qualquer placar o prêmio é dividido entre Ricardo Haack e Adalgiso, exceto se a Espanha perder o jogo no tempo normal fazendo 2 gols. Nesse caso, o prêmio fica com Ricardo Haack, com Adalgiso em segundo.

Grégore apostou em Holanda 7x6 Espanha, um resultado bastante provável. Gabriel Hartman, meu sobrinho, apostou em Holanda 2x1 Espanha. O polvo apostou na Espanha. Apostas a parte, espero assistir hoje a um dos maiores jogos dos últimos tempos. E apesar de minha simpatia eterna pela Holanda, que sempre foi o meu segundo time nas fases finais de copa do mundo, serei obrigado a torcer hoje para a Espanha, tanto pelo amigo do meu pai, e agora também meu amigo, Eusébio, quanto pelo futebol de Iniesta e Xavi, a melhor dupla de volantes da história do futebol mundial. Caso a Espanha seja campeã, espero que a FIFA seja sensata e divida a bola de ouro em dois pedaços, dando uma parte para cada um. Igual a eles, só daqui a 500 anos.

Como todos devem estar curiosos, o palpite do moderador é Holanda 1x1 Espanha. Sendo assim, peço desculpas ao Adalgiso, mas já vou providenciar a transferência para o Ricardo Haack. Parabéns Haack, bicampeão do bolão do Pedrinho!

sábado, 10 de julho de 2010

Homens pra cá, guris pra lá


A partir de hoje, o bolão começa a separar os homens dos guris. Não há mais espaço para erros. Os R$ 3.000,05, que parecem próximos de Ricardo Haack, podem escapar caso o mesmo aposte como guri, e não como homem. Adalgiso de Muletas, a grande surpresa do Bolão, promete atropelar caso Haack fraqueje. Diego Perez, Juliano Bastos, Sassá, todos correm por fora. Jamais me arrependerei de ter decidido ficar de fora das apostas sérias. Do contrário, a competitividade do bolão teria ficado comprometida. Imaginem que chato se hoje eu estivesse cerca de 48 pontos na frente de Haack? Realmente fiz bem em não participar.

Hoje não é dia para textos bonitos, hoje não é dia para textos longos, hoje é dia para conhecer as apostas dos boleiros e começar a secar os concorrentes assim que a bola rolar.

Ricardo Haack apostou em Alemanha 1x0 Uruguai. Adalgiso foi de Alemanha 3x1 Uruguai. Diego Perez foi de Alemanha 2x1 Uruguai. Juliano Bastos e Sassá foram de Alemanha 1x1 Uruguai. O sexto colocado Cristian Baptista foi de Uruguai 2x1 Alemanha, tentando dar o pulo do gato e garantir vaga no top 5 para a final da copa. O moderador, para desespero dos líderes, foi de Alemanha 3x2 Uruguai, sugerindo que Sassá, Juliano e Cristian são os favoritos para triunfarem na rodada. O "fanfarrão" Grégore Mielke foi de Uruguai 2x1 Alemanha, para desespero de Cristian. Os pombinhos Paula e César não estão em sintonia nas apostas. Enquanto Paula apostou com o coração nos uruguaios (2x1), César apostou com a razão (Alemanha 3x1). Os psiquiatras podem utilizar essas apostas para comentarem sobre o futuro do relacionamento.

Apenas 62 boleiros enviaram seus palpites para as finais até agora. Como comentado no blog ontem, é uma pena que isso aconteça. Mas bola para frente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Polvo do Lucas


Em época onde os polvos são famosos por suas previsões, o Lucas também tem o seu polvo, que até toca música quando se aperta ele. Li ontem num site de esportes que a escolha do polvo, nessa sexta-feira, será transmitida ao vivo para mais de 30 países. No entanto, o polvo aqui de casa não entende nada de futebol, o que não parece surpreendente, tendo em vista os meus resultados no bolão. O polvo do Grégore, por exemplo, apostou que a final da copa será 7x6 para a Holanda. Não se sabe se foi uma forma de dizer que jogou a toalha na briga pelo top75, se ele também incluiu o placar da disputa dos pênaltis, ou se ele realmente acha que vai ser 7x6 a final da copa. Vai entender.

Hoje não temos muitos assuntos para a postagem, como já deu para notar. Não podemos publicar os palpites dos líderes porque nem todos enviaram. Não podemos falar sobre os jogos de hoje porque não temos jogos hoje. Bater em cachorro morto (falar do Grégore) já cansou. Então restou o polvo.

Os comentários de ontem no Blog foram em pequena quantidade, mas grande qualidade. Guto Gazalle anunciou que César precisa de sua benção para tentar algo com Paula. Por outro lado, a Paula precisa da benção do Sérgio e do André. Tales Amorim, um dos participantes do bolão, confessou ontem que não lê o blog diariamente. Comentou ontem sobre a foto do Lucas, publicada na semana passada. Que decepção!!! Também, com esses textos, nem eu leria o blog diariamente.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Grégore, o moderador...


Nossa postagem de hoje é uma homenagem a Grégore Mielke, o moderador atual do Bolão do Campeonato Brasileiro, disputado por um grupo de amigos, muitos dos quais fazem parte do bolão do Pedrinho. Desde o começo do bolão da copa, Grégore tem sido o meu principal crítico, sempre notando a demora nas atualizações, os erros de cálculo, a falta de postagens, etc. O Grégore enviou ontem essa foto do Maradona, pedindo para que eu a postasse no blog. Pedido do Grégore é como uma ordem, então aí está a foto.

Na verdade, fica evidente que o Grégore queria ser o moderador do bolão da copa, mas infelizmente eu roubei o cargo dele. Isso deixou cicatrizes profundas, as quais demorarão para curar. No entanto, devo justificar que não deixei o Grégore moderar o bolão por algumas razões práticas, as quais são descritas abaixo.

1) Desempenho pífio: No dia 08 de junho, eu enviei um email para todos dizendo que o Grégore brigaria para ficar no top 75 no bolão da copa. Faltando duas rodadas, ele está na posição 77. Na verdade, o convite para o Grégore ficar de moderador do bolão do campeonato brasileiro foi uma estratégia do amigo Gustavo Freitas, que estava com medo que o Grégore perdesse a motivação por causa de seus resultados ridículos nos bolões anteriores.

2) Escolhas clubísticas: Como todos já devem saber, o Grégore é o único cara que eu conheço que torce tanto para o Grêmio quanto para o Inter. Para os que duvidam, existem vídeos e imagens que comprovam isso. Interessados favor enviarem email para thiago.ramis@yahoo.com.br

3) Fracasso como moderador: Infelizmente, as críticas do Grégore sobre o bolão da copa são uma simples projeção por sua atuação pífia como moderador do bolão do campeonato brasileiro. Alguns exemplos incluem: (a) a última atualização do bolão ocorreu apenas 115 horas e 17 minutos após o término da última rodada; (b) no dia 11 de maio, logo após a primeira rodada do bolão, o Grégore enviou o seguinte email aos participantes do bolão: "Houve um erro nos cálculos e somei 12 pontos a mais para o Sapinho. Envio em anexo o arquivo com a pontuação corrigida". Isso foi na PRIMEIRA rodada do campeonato; (c) no dia 18 de maio, logo após a segunda rodada do bolão, o Grégore enviou a classificação sem a classificação em anexo; (d) no próprio dia 18 de maio, Grégore enviou o anexo com a classificação, no entanto, sem a coluna com o total de pontos dos participantes (rodada 1 + rodada 2); (e) no dia 31 de maio, Grégore nos enviou um email com a seguinte "passagem". "com o Borges, Ramis e Pedrinho e Caíco". O português não parece ser o forte do rapaz; (f) no dia 22 de junho, o boleiro Jefferson reclamou publicamente do moderador Grégore, por discriminação na publicação dos palpites dos participantes do bolão.
4) Depósito incorreto: O único participante do bolão da copa que não entendeu a questão dos centavos (bem complexa) foi o Grégore, que depositou R$ 50,00 na minha conta. Sorte que eu já desconfiei e mandei email só para ele perguntando, para não incomodar os outros.

Fica a homenagem ao amigo num dia sem copa do mundo. As perguntas mais importantes da atualidade são:
Holanda ou Espanha - quem perderá a virgindade?
Haack ou Adalgiso - quem tremerá na reta final?
Serra ou Dilma - quem será o(a) próximo(a) presidente?
Pelotas ou Farroupilha - quem é a segunda força futebolítistica da cidade de Pelotas?
Bruno ou Macarrão - quem é mais sem vergonha?
Batuva ou Usina da Massas - qual será o restaurante do primeiro encontro entre Paula e César?
Jahnecka ou Marília - quem acaba na frente?
André ou Sérgio - quem está com mais ciúmes do César?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O jogo da Copa!!!


Seria o título da postagem relativo ao jogo de hoje, entre Alemanha e Espanha? Ou seria o mesmo relativo ao jogo de ontem, entre Holanda e Uruguai? Cada um que interprete como achar mais conveniente. O Uruguai perdeu ontem, como tinha que perder, visto que o time da Holanda é muito melhor. No entanto, saiu de campo de cabeça erguida, lutando do primeiro ao último minuto, honrando sua pátria. Não saíram campeões na burocrática lei do jogo, mas saíram campeões nos corações dos uruguaios e dos inúmeros simpatizantes ao redor do mundo (muitos deles aqui no Brasil). Perderam, mas não foram derrotados. Disputarão a decisão de terceiro e quarto com a mesma garra que demonstraram ontem, e provavelmente sairão vencedores, visto que o adversário estará lamentando não estar na final, enquanto os uruguaios estarão comemorando a chance de disputar o terceiro lugar da copa.

Hoje as atenções se voltam para a outra semifinal, entre a incrível Alemanha e a talentosa Espanha. Se eu pudesse juntar os dois times, e escalar Casilllas, Lahm, Piquet, Friederich, Puyol, Xavi, Iniesta, Schweizteiger, Muller, Ozil e Villa, eu garanto que não perderia a final para a Holanda. No entanto, as feridas de hoje deverão deixar cicatrizes. O vencedor de hoje chegará despedaçado, e não será páreo para o holandeses. HOLANDA, CAMPEÃ MUNDIAL 2010.

No bolão, o jogo de hoje promete emoções fortes. O líder Haack foi de Alemanha 2x0 Espanha. Já o vice líder Adalgiso foi de Alemanha 1x1 Espanha. Diego Perez foi de Alemanha 1x0 Espanha. Juliano Bastos e Sassá foram de Alemanha 2x1 Espanha. O moderador foi de Espanha 2x1 Alemanha, sugerindo que os líderes devem fazer entre 9 e 18 pontos no jogo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?


O senhor da foto sabe que a diferença entre o possível e o impossível é simplesmente que o impossível demora um pouco mais. Em 1950, a celeste foi ao Maracanã e conseguiu uma das maiores façanhas do esporte em todos os tempos. E ele, Ghiggia, foi responsável por fazer o gol do título. Passados exatos 60 anos, a celeste se vê numa posição semelhante, enfrentando a poderosa Holanda, que venceu seus 25 últimos jogos. Suarez e Fusile são desfalques certos, e ainda existe uma grande chance de Lugano não poder jogar. Sendo assim, as chances do Uruguai são mínimas. E aí que mora o perigo...

Hoje no vestiário, o treinador uruguaio, com certeza, usará todas as armas motivacionais possíveis. Com certeza, ele vai falar sobre 1950. Com certeza, ele vai falar sobre o Brapel vencido pelo Xavante com 9 jogadores desde o primeiro tempo. Com certeza, ele vai falar sobre o empate do Estudiantes contra o Grêmio na Libertadores de 1982 com 8 jogadores. Com certeza, ele vai falar da virada do Romário contra o Palmeiras na final da Copa Mercosul. Sim, hoje ele vai fazer de tudo para motivar sua equipe. Para desespero do amigo Sérgio e dos pompinhos César-Paula, ele NÃO vai falar da Batalha dos Aflitos porque o treinador uruguaio NÃO acompanha a segunda divisão.

O bolão mantém a emoção até o final. O líder Haack, o quarto colocado Juliano Bastos e o sexto colocado Cristian Baptista foram de Holanda 2x0. O více líder Adalgiso, assim como o terceiro colocado Diego Perez, foram de Holanda 1x0 Uruguai. Sassá foi de Holanda 2x1 Uruguai. Para desespero do Sassá, eu também apostei em 2x1 para a Holanda, o que praticamente acaba com as chances do título de Sassá.

Apenas 73 apostadores enviaram suas apostas até o momento. Muita gente atirou a toalha. O boleiro Alex Florindo (de São Paulo) enviou ontem um texto para ser publicado no Blog, o qual está postado nos comentários da postagem de hoje. O boleiro Gustavo Gazalle mandou uma imagem para ser postada no Blog, a qual será usada nos próximos dias.

Força CELESTE!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Millar eterno



No dia em que o time do pátio da galeteria anunciou sua nova contratação para as temporadas 2010 e 2011 (foto), tal equipe venceu o forte Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul por 2x0, com dois gols do craque Tiago Duarte. Se a fase já era boa, imaginem agora com a nova contratação. O time que conquistou o honroso sexto lugar no campeonato gaúcho 2010 e depende da desistência do forte Veranópolis para conseguir vaga na série D (na qual foi último colocado em 2009) agora promete estar no rumo certo. Dirigentes saindo algemados dos estádios, cai-cai, derrota em clássico em casa com dois jogadores a mais, tudo isso é coisa do passado. O único time com dois títulos estaduais, sendo que nenhum deles foi conquistado no campo, planeja vôos mais altos. E a chegada de Mick Jagger é sinal disso.

Enquanto isso, no Bento Freitas, o Brasil venceu o Racing do Uruguai por 2x1, com direito a gol de Millar (isso mesmo) aos 48 minutos do segundo tempo. Quando essas coisas acontecem com o Xavante, eu costumo lembrar dos torcedores da filial da Argentina, que se auto-denominam "imortais". Ora, o imortal da capital tá sempre morrendo. Já o imortal de Pelotas é místico; consegue trazer de volta seu maior ídolo. Uma curva mal feita jamais acabaria com a magia de um time que supera a tudo e a todos. Um time que nos ensina a cada dia, nas vitórias e nas derrotas; um time que nos leva da tristeza ao êxtase em 1 segundo; um time que enche sua cidade de orgulho, enfim, o time da cidade de Pelotas.

Com a audiência do Blog em queda livre, talvez motivada pela eliminação brasileira da Copa, espero que as gozações domésticas tragam os boleiros de volta para a brincadeira. E para quem não se deu conta, o Millar, e seu irmão, são uruguaios. E uruguaios são como xavantes, não desistem nunca. FORÇA CELESTE.


domingo, 4 de julho de 2010

Que pena!!!

Foi uma pena!!! Nossos hermanos argentinos, mais uma vez, ficaram pelo caminho. Para uma seleção que se julga sempre a principal favorita ao título, apenas dois títulos mundiais é muito pouco. Mais uma vez a Argentina foi derrotada pela Alemanha nas quartas de final (tá virando rotina). A diferença é que, enquanto em 2006, a derrota foi honrosa, a de 2010 foi vexatória.

Deu pena do craque Leonel Messi, um pipoqueiro digno de comparação com "Iranildo", que desde o começo da carreira faz apresentações brilhantes nos jogos fáceis e some na hora decisiva. Um pipoqueiro que já havia tirado o título europeu do meu Barcelona com seu sumiço na hora decisiva. Um pipoqueiro que, no mundial que deveria ser "seu", não fez sequer um gol. Uma seleção que tem Milito no banco, mas joga com Higuain, não pode ganhar. Tem que ser goleada, humilhada, massacrada. Uma seleção que tem Maradona como treinador tem que ser arrasada, destruída. Uma seleção que acha que é a melhor do mundo, depois que quase ficar fora da Copa nas eliminatórias, tem que ser pisoteada, queimada em praça pública.

No bolão, Ricardo Haack assumiu a liderança na hora certa. Faltando apenas quatro jogos com resultados óbvios, ele deixa pouca chance para Adalgiso, Diego, Juliano e Sassá, seus concorrentes mais próximos. Se o cara vencer dois bolões de Copa do Mundo seguidos, realmente teremos que admitir que ele... É MUITO RABUDO... O Fernando Gazalle já propõe que para 2014, a inscrição do Haack não seja aceita. Apenas 6 pessoas já me enviaram os resultados das semifinais. Os demais devem estar fazendo pesquisas avançadas.

Uma pena o sumiço da Paula depois que sua foto foi publicada no blog. Acho que o César ganhou concorrentes e a Paula está repensando sua primeira escolha. Falando nisso, o amor tem feito bem ao César, que está subindo rapidamente na classificação do bolão. Hoje é dia de secar o Nadal em Wimbledon (ou seja, Nadal campeão).

E a Fúria chegou!!! Foi sofrido, mas chegou. O Mario Azevedo deve ter se divertido quando viu o pênalti para o Paraguai.


sábado, 3 de julho de 2010

Por que perdemos?


Comecei a acompanhar Copa do Mundo em 1986, com 6 anos de idade. Lembro de nossa derrota para a França nos pênaltis e de o país inteiro encontrar um motivo para a eliminação: "O Zico errou aquele pênalti". Como flamenguista, foi difícil para mim conviver com aquilo, e lembro de chorar, tanto no último pênalti convertido pela França quanto depois, ouvindo as reportagens sobre a eliminação do Brasil. Minha cabeça de criança tinha uma pergunta (ou comentário) engasgada, mas eu não falei para ninguém. Eu tinha vergonha de dizer algo contra o pensamento majoritário.

Quatro anos depois, o Brasil foi derrotado pela Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo, graças a derrota da Argentina para Camarões no jogo de abertura da copa. Voltava a pergunta: "Por que perdemos"? Com 10 anos de idade, ouvi várias explicações: "O Lazaroni é burro". "O Alemão não fez falta no Maradona porque eles são amigos". O mesmo pensamento de quatro anos antes voltou a passar pela minha cabeça, mas novamente fiquei quieto.

Em 1994, o Brasil sagrou-se campeão mundial, vencendo os EUA com um jogador a menos nas oitavas, a Holanda com gol no final nas quartas, a Suécia com gol no final nas semifinais e a Itália nos pênaltis. Dessa vez, a tal pergunta (Por que perdemos?) não era ouvida. Ao contrário, tínhamos várias explicações para o "Por que ganhamos?". Alguns diziam que ganhamos por causa do Romário. Outros diziam que foi por causa do Taffarel. Os românticos diziam que era por causa do Dunga. Aquele pensamento não saia da minha cabeça, mas deixei para lá de novo, e fui comemorar. O título de 1994 foi a maior alegria que tive no esporte até hoje.

Em 1998, fomos goleados pela França na final, depois de eliminarmos a Holanda nas semifinais. Para quem não lembra, nossa vitória sobre a Holanda foi, no mínimo, questionável. Eles foram melhores em 110 dos 120 minutos de jogo, mas o Taffarel nos salvou. Chegando a final, fomos derrotados categoricamente pela França do genial Zidane. Mas ao final do jogo, a resposta estava pronta: "Perdemos por causa da convulsão do Ronaldo". Lembro que aquela foi a primeira vez que eu manifestei minha visão (diferente da maioria) para todos. E lembro de ser "calado" por vários amigos, imprensa, etc. Não adiantava pensar diferente. O Brasil perdeu por causa da convulsão do Ronaldo e ponto final.

Em 2002, conquistamos mais uma Copa do Mundo, sob o comando do Felipão. Ganhamos da Bélgica nas oitavas mesmo sendo deles as melhores chances de gol da partida. Viramos o jogo contra a Inglaterra nas quartas de final graças ao brilho de um único jogador (Ronaldinho Gaúcho), que desmontou sozinho toda a superioridade da equipe inglesa na partida. Ganhamos da Turquia (isso mesmo, da Turquia) nas semifinais por 1x0, num jogo mais do que sofrido. Na final, superamos a Alemanha numa partida exuberante de Rivaldo, e com dois gols de Ronaldo. Os motivos para o título foram fáceis: "Família Felipão". "Gênio Ronaldo". E eu continuava aqui, com algumas dúvidas, mas novamente fui comemorar e deixei meus pensamentos de lado.

Na Copa de 2006, a derrota para a França nas quartas de final foi considerada para muitos a "crônica de uma morte anunciada". Eu fiquei surpreso, porque antes do jogo, quando eu perguntava para os amigos do bolão e todos outros conhecidos, todos tinham certeza de que o Brasil ganharia aquele jogo. Mas depois do jogo tudo mudou. Achamos o motivo rapidamente: "Perdemos por causa da bagunça de Weggis, a falta de seriedade". E o idiota aqui continuava com uma pulga atrás da orelha, pensando que o motivo era completamente diferente.

No dia de ontem, o Brasil foi mais uma vez eliminado de uma Copa do Mundo. Perdemos para a Holanda, nas quartas de final, e as explicações já começaram: "A falta de reservas capazes de mudar o jogo foi o motivo pela eliminação". Outros dizem: "Felipe Melo foi o culpado". Diferentemente das outras vezes, agora não vou me calar. Diferentemente das outras vezes, vou GRITAR para o mundo o meu pensamento. Diferentemente das outras vezes, não vou aturar que as pessoas ME CONVENÇAM do que eu não acredito.

Para mim, o Brasil perdeu ontem única e exclusivamente porque é um time parelho com a Holanda. E quando dois times parelhos jogam num mata-mata, um deles tem que perder. Foi assim contra a França em 1986, 1998 e 2006, foi assim contra a Argentina em 1990. Também foi assim contra a Holanda em 1994 e 1998. Foi assim contra a Alemanha em 2002. Foi assim contra a Itália em 1994. Desde que eu comecei a acompanhar Copa do Mundo, ganhamos mais do que perdemos nesse tipo de jogo. Ontem foi a vez de perdermos, ponto final. Claro que se o Ganso tivesse no banco poderíamos ter sonhado mais... Claro que se o Felipe Melo estivesse em casa poderíamos ter sonhado mais... Mas também é importante lembrar que é mais fácil culpar o Dunga e o Felipe Melo do que o Kaká, que fez uma Copa bem abaixo do que esperávamos e precisávamos. Não quero dizer com isso que o Kaká é culpado, por favor. Só quero lembrar que a busca obssessiva por culpados é interminável e inútil.


Em 1998, a França nos goleou na final da copa com uma estratégia perfeita, marcando nossos laterais e meias, deixando a criação nos pés dos zagueiros e volantes. E isso matou o nosso time. Ontem, tivemos um primeiro tempo excelente, mas o gol da Holanda, no começo do segundo tempo, destruiu nosso time. Isso acontece. Talvez a grande diferença de ontem para 1994 e 1998 esteja na imagem que ilustra a postagem de hoje. A Holanda, pela primeira vez, aceitou ganhar jogando feio, uma coisa que se recusava a fazer no passado. Sem dúvidas, a Holanda é a melhor seleção do mundo a nunca ter conquistado uma Copa do Mundo, e essa mudança de mentalidade talvez seja o caminho para o primeiro título dos laranjas.

Enquanto não entendermos que a lógica do esporte inclui vitórias e derrotas, continuaremos procurando culpados para todas as nossas derrotas, quando na verdade, deveríamos estar valorizando a vitória dos outros.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Paula


A Paula (participante 132) no Bolão concordou em me enviar uma foto para ser publicada no Blog, de forma que a eliminação do Brasil não seja o único assunto. Acho que, após todos verem a foto, o César terá concorrentes (vários).

Copa do Mundo - dia 20


Dessa vez terá que ser sem Romário (1994). Dessa vez terá que ser sem Taffarel (1998). Mas temos que passar pelos laranjas mais uma vez, agora no caminho para o hexa. É um jogão. O Brasil tem a melhor defesa da Copa, um meio de campo meia boca (por enquanto) e um atacante matador. A Holanda é boa na defesa, tem o excelente Sjneider no meio e o craque Robben no ataque. O outro jogo de hoje fica em segundo plano.
No bolão, o líder Diego foi de Uruguai 1x0 Gana e Brasil 2x1 Holanda. Adalgiso foi de Uruguai 1x1 Gana e Brasil 2x1 Holanda. Ricardo Haack foi de Uruguai 1x1 Gana e Brasil 2x0 Holanda. Sassá foi de Uruguai 2x1 Gana e Brasil 2x0 Holanda. Juliano Bastos foi de Uruguai 1x1 Gana e Brasil 2x0 Holanda. Para desespero de todos, o moderador foi de Uruguai 2x1 Gana e Brasil 2x1 Holanda. O melhor palpite das quartas de final veio do apostador Maciel de Caxias do Sul (Argentina 4x4 Alemanha). Proponho a todos que ele fique com o valor total do rateio caso acerte esse placar.

Os participantes do bolão esperem ansiosamente pelo convite para o casamento de César e Paula (pode ser por email).